Oslo Sentralstasjon (taken from Wikipedia)
Começei minha viagem pela Noruega em Oslo, chegando lá dia 04 de Setembro de 2010.
Alguns dados sobre Oslo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oslo
População: 590.000
É considerada uma das cidades mais caras do mundo
É considerada uma das cidades com a melhor qualidade de vida do mundo
Do aeroporto de Oslo até a região central, foi preciso pegar um trem que demorou cerca de 40 minutos até chegar na Oslo Sentralstasjon.
Ficamos hospedados no hotel Best Western Karl Johans Hotel, que fica na rua principal de Oslo, a Karl Johans Gate.
Sempre tive a imagem de Oslo como uma cidade de primeiro mundo, linda, limpa, segura e aconchegante. Bom, isso é 90% verdade.
Chegamos na estação central de Oslo bem tarde, cerca de 23:40 e ao sair da estação, me deparei com várias pessoas “mal encaradas”, fumando e bebendo na frente da estação, alguns caindo de bêbado. Um ambiente bem hostil, com mendigos e pedintes.
Ví algumas mulheres no ponto de ônibus e fui pedir informações de como chegar na rua do Hotel, e como toda pessoa norueguesa que conheci, foram extremamente atenciosas. Perguntei se era seguro andar por alí a essa hora, afinal, fiquei pasmo de ver que a cidade que eu tanto queria conhecer, era daquele jeito.
Uma delas disse: “Sim, vocês dois andando aqui juntos é seguro, aqui na frente estação as coisas são meio assutadoras, mas pra onde vocês vão, podem ir tranquilo“.
Bom… não tínhamos muitas opções a não ser acreditar na mocinha simpatica.
Karl Johans Gate
A Karl Johans Gate na verdade é um calçadão em sua maior parte, onde não podem passar carros. Apenas no fim dela que alguns carro tem acesso.
Andamos cerca de 5 minutos e nada do Hotel, enquanto isso, varias pessoas bêbadas na rua, gritando e curtindo a noite. Um pouco intimidador mas seguimos em frente até encontramos um policial para pedir mais informações do Hotel.
O policial nos informou que o hotel estava próximo, 2 quarteirões a frente. Quando estava saindo ele perguntou: “De onde vocês são ?“, e eu respondi: “Somos do Brasil, acabamos de chegar na Noruega“. Ele abriu um sorriso e disse: “Brasil!!! Adoro o Brasil! Fui pra lá duas vezes e adorei o país! Aqui em Oslo nos ultimos 10 anos, se tornou uma cidade muito perigosa, volte para o Brasil que é um lugar melhor!”
Nesse momento eu não sabia se ria ou chorava, onde o policial acabou com meus sonhos de criança andando em uma cidade maravilhosa.
Cerca de 5 minutos depois chegamos no Hotel e fomos direto dormir, estávamos exaustos.
Best Western Karl Johan
Veja, não quero mostrar uma imagem negativa de Oslo, mas esta foi a impressão que tive naquela noite.
Claro que o policial foi um tanto quanto dramático, depois de nossa estadia de 4 dias em Oslo, ví que Oslo é uma cidade MUITO mais segura que São Paulo, com ótimas pessoas dispostas a te ajudar.
Bom, no dia seguinte acordamos e fomos fazer um tour pela cidade, apenas ignorei o que o policial tinha me falado na noite anterior.
Realmente Oslo é lindo, muito arborizado e com bela arquitetura.
Karl Johan’s gate
O Parlamento
Como já falei anteriormente, a Noruega é um país muito caro, e Oslo não é uma exceção, mas você pode adquirir o Oslo Pass para facilitar a sua vida:
Oslo Pass
O Oslo Pass vai lhe dar desconto em vários museus e atrações, sem contar que você pode pegar todos os transportes de Oslo sem pagar nada, recomendo!
Falando em museus, logo mais colocarei mais um post sobre os museus que visitei.
Até lá!