Bélgica – Um paraíso com muita cerveja e chocolate!

Grand-Place in Brussels, BelgiumLa Grand Place, em Bruxelas – Bélgica

Duas palavras nunca combinaram tão bem quando viagem e cerveja, quando se fala de Bélgica.
Foi graças a Bélgica que decidi dar o nome a este blog de Travel And Beer.

Claro que como entusiasta da boa cerveja, eu tinha planos de visitar a Bélgica, mas antes mesmo de conhecer suas famosas cervejas já tinha ouvido falar muito bem deste pequeno país.

Além de ser casa de grande parte dos mosteiros que fazem as cervejas trapistas e da cerveja que é considerada a  melhor cerveja do mundo, a Bélgica tem aquele ar europeu tradicional, mostrando um país que soube aliar o moderno com o rústico, criando uma bela nação sem perder suas raízes.

É um país pequeno, com cerca de 11 milhões de pessoas que falam oficialmente 2 idiomas, o francês na Valônia (parte sul) e o flamengo em Flanders (parte norte).
O francês da Valônia tem algumas diferenças do francês da França, principalmente no sotaque,  mas se você fala francês não terá problema nenhum. O flamengo(flemish) é uma variante muito próxima do holandês.
Uma pequena parte do país fala alemão também.

A Bélgica possui grandes atrativos, mas mesmo assim me surpreendi com muitas coisas:

Chocolate!

Se você acha que o melhor chocolate do mundo é o suíço, você precisa ir pra Bélgica meu camarada. Claro, chocolates suíços são maravilhosos, mas em minha modesta opinião, os belgas deixam eles no chinelo.

Belgian chocolatesTrufas belgas

O tão adorado praliné foi inventado em Bruxelas no inicio de 1900, e o praliné belga é referencia de qualidade no mundo inteiro.

Roberta in front of Godiva in Brussels, BelgiumA mulher mais lindo do mundo(Roberta, minha esposa), na frente da tradicional chocolateria belga Godiva

Waffles

Não se sabe ao certo qual é a origem do waffle, mas segundo estudos ele surgiu na idade média na região que engloba Alemanha, Holanda e Bélgica.
Independente de ser uma criação dos belgas ou não, os belgas são considerados os melhores quando o assunto é waffle. Eu concordo com isso.
Eles possuem uma enorme variedade de coberturas e formatos, tudo a um precinho camarada 🙂

Belgian WafflesOs melhores waffles que você comerá, acredite.
Foto retirada do blog de Tevan Alexander

Batata frita

Você deve saber que batata frita em inglês se chama “french fries” e que ela foi criada na França, certo?
ERRADO!
A batata frita, ou frites como é chamada, foi criada na Bélgica.

Belgian fritesRoberta e as tradicionais frites enroladas no cone, em Brugge

Cerveja

Preciso falar algo sobre as cervejas belgas ? Ok, eu falo mais um pouco.
Diferente de muitos países que são grandes produtores de cerveja, a Bélgica não vê a cerveja apenas como um produto, a cerveja faz parte da cultura deles.

Existem coisas que só acontecem na Bélgica, como no vídeo abaixo, onde um documentario começa mostrando que uma vez por ano, na primeira sexta-feira de setembro, é feita uma cerimônia na catedral onde eles abençoam um barril de cerveja.
Esse tipo de cuidado com a cerveja meus amigos, vocês só verão na Bélgica.

Este vídeo faz parte da série “Beer Amongst the Belgians” de Taylor Brush. Ele mostra um pouco da paixão e do porque a Bélgica possui essa afinidade com a cerveja.

Em minha opinião, a Bélgica faz as melhores cervejas do mundo. Por que ? Bom, simplesmente porque para os belgas nada tem limite.
Você não encontrará uma variedade tão grande de cervejas em nenhum outro lugar do mundo.

Pauwel Kwak draft in Brugge, BelgiumA tradicional Pauwel Kwak em chope

Os belgas possuem um histórico muito antigo de produção de cerveja que nasceu em mosteiros medievais e ficou famoso por cervejas encorpadas que eram usadas como parte da alimentação.
As cervejas trapistas hoje são o maior legado de cervejas feitas em mosteiros que existe(ok, a Weihenstephan na Alemanha é um grande exemplo também).

Além disso, a Bélgica possui vários outros mosteiros que fazem cerveja(e não são trapistas) e cervejarias que fazem cervejas ao estilo dos mosteiros como a Abbaye de Leffe(Leffe), St Bernardus, Het Anker(Gouden Carolus), Val Dieu, entre outras.

Além do legado religioso, a Bélgica faz cervejas com fermentação espontânea, cervejas envelhecidas em barril de carvalho que possuem um tempo de guarda superior a 20 anos, cervejas com frutas, cervejas com especiarias, cervejas com levedura de champagne e mais uma infinidade de estilos.

Belgian beer glassesTaças tradiocionais de cervejas belgas

E não falo apenas das cervejas em sí, os belgas levam muito a sério o design dos copos(ou taça/cálices, como gostam de chamar), onde cada cerveja é servida em seu devido copo para que a experiência sensorial seja a melhor possível.


Bruxelas

Bruxelas é a capital da Bélgica e é a única cidade oficialmente bilingue, falando francês e flamengo, mas é provável que você ouça mais francês do que o flemish por lá.
Bruxelas é também a capital oficial da União Européia, sendo um marco importante no continente.

Restaurants ins Brussels, BelgiumCharmosos restaurantes nos arredores da Grand Place em Bruxelas

Eu tento ficar sem falar de cervejas, mas nesse país é impossível.
Em Bruxelas está situado o bar com a maior carta de cervejas do mundo, o Delirium Cafe.

Delirium Cafe in Brussels, BelgiumFachada do Delirium Cafe

O Delirium Café consta no Guinnes Book of Records como o bar com mais cervejas do mundo, totalizando 2.004 cervejas.

Delirium Cafe Menu, 2004 beer2004 cervejas é o suficiente pra você ?

Delirium Cafe menu, World Guinness RecordA prova

Pra quem não conhece, Delirium é uma marca de cerveja muito famosa na Bélgica e é famosa pelo elefante cor de rosa, que esta em todo material da marca.

Delirium Tremens on tap at Delirium CafeChope Delirium Tremens dentro do Delirium Cafe

Delirium HatA Roberta levou o Delirium a sério com esse chapéu

Culinária em Bruxelas

A culinaria em Bruxelas é vasta e tem grande influencia francesa, assim como boa parte da Bélgica, principalmente a Valônia.
Além dos doces que já falei acima e das batatas fritas, a culinária Belga é rica por sua diversidade e (novamente falo sobre elas) harmonizações com cerveja.
É muito comum encontrar pratos feitos com cerveja e sugestões de acompanhamento de cervejas para cada prato escolhido, inclusive sobremesa.

As moules frites talvez sejam o prato mais famoso da Bélgica. Se trata de mexilhões feitos com base de vinho branco acompanhado de batata fritas.

Moules Frites in Brussels, BelgiumA Roberta aprovou as moules frites(ela não é a mulher mais linda do mundo ?)

Pontos turísticos em Bruxelas

Os pontos turísticos mais famoso de Bruxelas provavelmente são: A Grand Place, Manneken Pis e o Atomium.

A Grand Place é praça central de Bruxelas, além de abrigar o museu de musica e o museu da cerveja, a Grand Place é o local de manifestações, festas e comemorações. A foto inicial deste post é uma foto aérea noturna da Grand Place durante uma comemoração com o famoso “carpete de flores”.

Romance at the Grand Place in Brussels, BelgiumRomance na Grand Place 🙂

O Manneken Pis é uma estátua de um menino segurando suas partes.
Nada de mais, mas eles sempre colocam roupas tradicionais nele e acabou virando um marco na cidade.
Existe uma lenda que diz que durante uma das batalhas que a Bélgica enfrentou, um grande general foi morto em batalha junto com seu inimigo. Seu filho que estava próximo, ao ver seu pai morto, em uma atitude de desprezo acabou urinando no corpo morto do soldado que matara seu pai. Essa imagem ficou marcada e decidiram fazer uma estátua que hoje se encontra em Bruxelas.

Me and the Manneken Pis in Brussels, BelgiumO famoso mijãozinho(não eu, a estátua)

Não cheguei a visitar o Atomium, mas é um ponto turístico famoso também.

Atomium in Brussels, BelgiumAtomium
Imagem obtida em: www.earthinpictures.com

Bruxelas tem inúmeras atrações, museus e lugares para se visitar, mas o mais gostoso em Bruxelas é passear pelos arredores e conhecer as vielas e pequenos restaurantes.


Brugge

Brugge é uma cidade que fica no noroeste na Bélgica, com pouco mais de 110.000 habitantes. A sua língua oficial é o flamego (flemish).
Brugge possui uma arquitetura medieval a lá filmes de Hollywood.

Brugge at night, in BelgiumBrugge a noite

Brugge é conhecida como a “Veneza do Norte”, devido a seus canais similares a Veneza.

First Gueuze in Brugge, BelgiumA primeira Gueuze agente nunca esquece! Degustando essa maravilha pela primeira vez em um dos inumeros restaurantes em Brugge.

Comentei em outro post sobre a Trappist Westvleteren que existe uma beer shop em Brugge que se chama 2 Be. É a maior beer shop que já ví, vejam algumas fotos aqui.
Ao lado dessa loja, existe um corredor que é conhecido como “Beer Wall” e tem varias marcas belgas de cerveja.
Aqui dois vídeos que fiz lá:

2Be Beer Wall in Brugge, BelgiumA parede de cervejas!

Além de ser uma parada obrigatória para o amante da boa cerveja, no fim da 2 Be tem um bar que tem uma vista magnífica do canal.

Não espere grandes paradas turísticas em Brugge. Ao invés de ser uma cidade com varias atrações turística, a atração é a cidade em sí, com seu ar medieval, pessoas educadas e gastronomia abundante.
No dia que chegamos estava rolando uma festa onde as pessoas usavam roupas tradicionais e serviam diversos tipos de comida em barracas nas rua.

Esse é o tipo de coisa que chama atenção em Brugge, sem dúvida é a cidade mais charmosa que já visitei.

Sleeping in Brugge, BelgiumDormindo em Brugge 😛

Além dessas cidades

Além de Bruxelas e Brugge, na Bélgica visitei outras 3 cidades: Orval, Chimay e Rochefort. Nestas três ultimas cidades, fiz um roteiro trapista, onde fui conhecer os mosteiros que fazem as minhas tão amadas cervejas, mas farei um post dedicado a isso em breve.


Falei e falo novamente, o mais interessante em Bruxelas e Brugge é passar o dia inteiro andando pela cidade, descobrindo as vielas, restaurantes, bares, empórios com uma variedade de cervejas e chocolates que você nem imaginava que existia, e além de tudo isso ter uma vista de construções medievais e pessoas amáveis que querem que você se sinta bem em seu país.

Sempre que revejo as fotos e videos da Bélgica, dá um vontade de largar tudo e levar uma vida simples no interior daquele pedaço de paraíso =)page-divider

54 thoughts on “Bélgica – Um paraíso com muita cerveja e chocolate!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *